1) A coleta da amostra deve ser feita sempre retirando-se o produto por cima do caminhão, do compartimento a ser descarregado.
Somente em caso de problema, essa coleta deverá ser feita pela parte inferior do tanque.
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2) O produto deverá ser coletado na caneca de alumínio do kit de testes, sendo em seguida passado para a proveta de 1000ml (todo material do teste deverá ser previamente lavado).
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3) A gasolina comum não tem um padrão específico de cor, mas a cor irá variar de amarelo- claro, puxando para o bege, até para o escuro puxando para o laranja.
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4) Com a proveta cheia até a marca de 1000ml, coloque o densímetro de gasolina (escala de 700 a 750, ou 750 a 800) e observe o resultado alcançado. Com a densidade observada e a temperatura, usar a tabela de conversão,e achar a densidade equivalente para a temperatura de 20°C, e compará-la com a do certificado do laboratorio, que acompanha a nota fiscal do produto , sendo que a variação deve ser mínima, + ou - 3 milésimos
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5) Após o teste de densidade do produto, você deverá realizar o teste de teor de álcool. Transfira 50ml para a proveta de 100ml.
Adicione água até atingir a marca superior.
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6) Tampe a proveta e vire-a de cabeça para baixo. Repita a operação 6 vezes.
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7) Com isso, o álcool deverá se separar da gasolina e, após um pequeno repouso, você o verá, acima dos 50ml de água, ocupando a faixa marcada na proveta de 50 a 61ml.
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Isso significa que, dos 50ml de gasolina que você colocou na proveta, 22% eram álcool, atual padrão do produto comercializado no Brasil. Esse padrão poderá variar de 21% a 23%, ou seja, você poderá ver a marca entre os 60,5 e 61,5ml.
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